O que é Big Data?



Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados que realmente importam. Big Data pode ser analisado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

A história do Big Data e considerações atuais

Embora o termo "big data" seja relativamente novo, o ato de recolher e armazenar grandes quantidades de informações para eventual análise de dados é bem antigo. O conceito ganhou força no início dos anos 2000, quando um analista famoso deste setor, Doug Laney, articulou a definição de big data como os três Vs: 
Volume. Organizações coletam dados de uma grande variedade de fontes, incluindo transações comerciais, redes sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina a máquina. No passado, armazenar tamanha quantidade de informações teria sido um problema – mas novas tecnologias (como o Hadoop) têm aliviado a carga.
Velocidade. Os dados fluem em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. Tags de RFID, sensores, celulares e contadores inteligentes estão impulsionado a necessidade de lidar com imensas quantidades de dados em tempo real, ou quase real. 
Variedade. Os dados são gerados em todos os tipos de formatos - de dados estruturados, dados numéricos em bancos de dados tradicionais, até documentos de texto não estruturados, e-mail, vídeo, áudio, dados de cotações da bolsa e transações financeiras.
No SAS, consideramos duas dimensões adicionais quando falamos sobre big data: 
Variabilidade. Além da velocidade e variedade de dados cada vez maiores, os fluxos de dados podem ser altamente incosistentes com picos periódicos. Existe algo em tendência nas redes sociais? Diariamente, picos de dados sazionais ou picos gerados com base em eventos podem ser um desafio de gerenciar. Ainda mais quando falamos de dados não estruturados. 
Complexidade. Os dados de hoje vem de várias fontes, o que torna difícil estabelecer uma relação, corresponder, limpar e transformar dados entre diferentes sistemas. No entanto, para que seus dados não saiam rapidamente de controle, é necessário ligar e correlacionar relações, hierarquias e as várias ligações de dados.

O grande potencial do Big data

A quantidade de dados que está sendo criada e armazenada em um nível global é quase inconcebível. E esta quantidade só continua aumentando. Isso significa que há ainda mais potencial para extrair insights de negócios provenientes destas informações – mesmo que apenas uma pequena porcentagem destes dados é realmente analizada. O que isso significa para as empresas? Como elas podem utilizar melhor as informações que fluem para dentro de suas organizações todos os dias?

Por que Big Data é importante?


A importância do big data não gira em torno da quantidade de dados que você tem, mas em torno do que você faz com eles. Você pode analisar dados de qualquer fonte para encontrar respostas que permitam 1) redução de custos, 2) redução de tempo, 3) desenvolvimento de novos produtos e ofertas otimizadas, 4) decisões mais inteligentes. Quando você combina big data com a alta potência do analytics, você pode realizar tarefas relacionadas a negócios, tais como: 
  • # Determinar a causa raiz de falhas, problemas e defeitos em tempo quase real; 
  • # Gerar cupons no ponto de venda com base em hábitos de compra dos clientes; 
  • # Recalcular carteiras de risco inteiras, em questão de minutos; 
  • # Detectar comportamentos fraudulentos antes que eles afetem sua organização. 
  • Quem utiliza Big Data?

    Big Data afeta organizações em praticamente todas as indústrias. Veja como cada uma pode se beneficiar deste ataque devastador de informações.


   Banco

Com grandes quantidades de informações fluindo partir inúmeras fontes, os bancos são desafiados a encontrar maneiras novas e inovadoras de gerenciar big data. Ao mesmo tempo em que big data é importante para compreender os clientes e aumentar sua satisfação, é igualmente importante para minimizar os riscos e fraudes enquanto mantém uma conformidade regulatória. Big Data traz ótimos insights, mas também exige que as instituições financeiras estejam um passo à frente neste jogo, com análises avançadas.

   

  Governo

   Quando as organizações governamentais são capazes de aproveitar e aplicar analytics em big data, elas progridem significativamente quando se trata de gerenciar serviços públicos, lidar com o congestionamento ou a previnir a criminalidade. Mas, enquanto existem muitas vantagens com o uso de big data, os governos também devem abordar as questões de transparência e privacidade das informações.  

   Manufatura

Armados com uma visão que big data pode fornecer, os fabricantes podem aumentar a      qualidade e a produção, minimizando o desperdício - processos que são fundamentais no    mercado altamente competitivo de hoje. Mais e mais fabricantes estão trabalhando em  uma cultura baseada em análise de dados, o que significa que eles podem resolver      problemas mais rapidamente e tomar decisões de negócios mais ágeis.
  • Ensino

    Educadores armados com uma visão orientada a dados podem ter um impacto significativo sobre os sistemas escolares, estudantes e currículos. Analisando big data, eles podem identificar alunos em risco, assegurar que os estudantes estão progredindo de forma adequada, e podem implementar um sistema melhor de avaliação e apoio aos professores e diretores.
  • Saúde

    Registros de pacientes. Planos de tratamento. Informações de prescrição. Quando se trata de cuidados com a saúde, tudo precisa ser feito rapidamente, com precisão e, em alguns casos, com suficiente transparência para satisfazer as regulamentações rigorosas desta indústria. Quando grandes quantidades de dados são geridas de forma eficaz, os prestadores de cuidados de saúde podem descobrir insights escondidos que melhoram o atendimento ao paciente.
  • Varejo

    A construção de relacionamento com o cliente é fundamental para o setor de varejo - e a melhor maneira de gerenciar este relacionamento é gerenciando big data. Os varejistas precisam saber a melhor maneira de vender aos clientes, a maneira mais eficaz de lidar com transações, e a maneira mais estratégica de aumentar o número de negócios repetidos. Big data permanece no coração de todas essas coisas.
 Fonte: SAS

Ana Elisa Renault

Uma garota apaixonada por música, artes, filmes, tecnologia e poesia, e que ama escrever.

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