A Vale, através da Valer, sua universidade corporativa,
investe pesado para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em
resultados de negócio. Um de seus princípios é a gestão e o compartilhamento do
conhecimento.
A universidade corporativa da Companhia Vale
do Rio Doce, Valer, apresenta uma posição bastante equilibrada, procurando
enfatizar o foco na aprendizagem e no conhecimento e sem se preocupar se isto
usa ou não tecnologia de ponta e acontece ou não a distância. Dos 30 mil
funcionários da empresa, 20 mil são técnicos operacionais especializados, que
são capacitados, formados e atualizados internamente, pois o mercado não forma
nestas especialidades, ou pelo menos não no volume necessário para a empresa. E
metade dos funcionários possuem menos de 5 anos na empresa.
A gestão do
conhecimento na empresa se organiza por meio do fomento a comunidades de
prática e de redes de aprendizagem coletiva, de compartilhamento do
conhecimento. É um grande desafio porque a educação formal não incentiva o
desenvolvimento de habilidades para isto, e a empresa precisa vencer esta
dificuldade e a resistência correspondente. Também a explicitação e
sistematização do conhecimento tácito é um desafio, pois também a educação
formal não incentiva nem desenvolve isto nas pessoas. O modelo também se baseia nas
"trilhas" de aprendizagem que o Banco do Brasil usa.
Por Ana Elisa Renault e Lucas Ferreira
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